sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cuidados na preparação de uma Exsicata

Devem ser coletadas plantas que contenham estruturas reprodutivas como flores ou frutos, para facilitar a identificação, no caso de plantas de pequeno porte, devem ser retiradas inteiras, junto com a raiz. No caso de arbustos ou árvores, devem ser coletados ramos com cerca de 30 cm, onde estão as flores e frutos. A secagem do material deve ser feita à sombra, com o material prensado em jornal, e se a secagem for realizada a temperatura ambiente, o jornal deve ser trocado todos os dias, para evitar o crescimento de fungos. Devem ser anotados dados da coleta, como nome da planta, data da coleta, etc. Após a secagem, a planta deve ser fixada em papel ou cartolina, de preferência com linha e agulha. A direita da planta devem ser anexados os dados da planta, em uma etiqueta contendo nome cientifico, nome popular, local e data da coleta, nome do coletor e o nome do botânico que identificou.
Fonte: www.tiosam.net
A parte coletada deve dar uma boa idéia de como a planta é na natureza. Para a identificação da espécie é importante que seja coletada uma amostra com flor e/ou fruto. A planta coletada deve receber um número de coleta, que será diferente para cada planta coletada e para cada coletor e servirá para identificar aquela amostra. A preparação das exsicatas precisa seguir certas normas, que são, basicamente as seguintes:
Coletar 3 amostras com cerca de 30 a 40 centímetros, saudável, de preferência com flor (ou fruto, semente, raiz). Se a planta for uma erva pequena, deve ser coletada inteira, incluindo a raiz. Dar especial atenção à parte usada na preparação de remédios. Anotar, na ficha da exsicata, o número da coleta e as informações que possam ser perdidas com o tempo e com a secagem da planta, tais como: altura, cores, odores.

ESQUEMA DE EXSICATA PRONTA PARA INCLUIR NO HERBÁRIO



Observação: Para prensar o material coletado, deve ser usado o papelão e cordas. Coloca a planta no jornal (entre duas folhas) e envolve com papelão e amarra de forma a ficar bem preso. Trocar o jornal todos os dias, até a planta ficar bem seca. Após a secagem do material, fixar a planta na cartolina (com agulha e linha) conforme a figura acima.
Fonte: http://www.iepa.ap.gov.br/pnopg/Oficinas/Etnobotanica/Etnobotanica1.htm

5 comentários:

  1. Ola! Por acaso vc sabe onde posso encontar exsicatas p/ comprar??? Se caso souber, meu e-mail é prudge@hotmail.com
    Mto Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber se tem como substituir a folha de jornal por outro tipo de folha? Aguardo qualquer resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você pode usar qualquer papel que permita certa absorção da umidade. Pode ser, por exemplo, aqueles papeis para embrulhar peixe ou pão, que se vê em rolos, ou mesmo toalhas de papel. Na falta de um papel mais absorvente você pode usar papel sulfite, embora não seja o ideal. O objetivo desse papel é somente acondicionar a amostra e absorver a umidade da planta

      Excluir
  3. Olá tudo bem, eu tenho uma dúvida na questão dos frutos das plantas, como faço para seca-los?

    ResponderExcluir